Bloco Tradicional Os Vigaristas
EstiloRegional
Cidade/EstadoSão Luís / MA
Plays3.130plays

Comunidade

OuvintesGRUPO ALTARKIA e outros 10 ouvintes
GRUPO ALTARKIAGRUPO ALTARKIAGRUPO ALTARKIAGRUPO ALTARKIAGRUPO ALTARKIA
Fã-clubeBonde Sem Freio e outros 3 fãs
Bonde Sem FreioBonde Sem FreioBonde Sem FreioBonde Sem Freio

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário

Release

Situando os Blocos Tradicionais no contexto carnavalesco do Maranhão, observa-se que ele são originários da década de 1950. Devido a sua cadência rítmica e seu principal instrumento de acompanhamento musical, os contratempos, esses blocos são também chamados de blocos de ritmo e blocos de tambor grande.



Os contratempos - grandes tambores de compensado, cobertos de couro, geralmente de bode - acompanham par a par o toque e o canto dos blocos tradicionais de carnaval de rua maranhense. Os tocadores trazem os tambores presos ao corpo por uma correia larga, que vai de um lado a outro, usam as mãos espalmadas para tocarem esses tambores, com força e rapidez, ao mesmo tempo em que fazem uma coreografia saltitante.



Sua musicalidade, além da marca peculiar dos tambores grandes, conta com a percussão de retintas, cabaças, reco-recos, agogôs, afoxés, maracás e rocas. Essa diversidade instrumental favorece a esses blocos tocarem vários ritmos musicais, dançados por seus tocadores e brincantes.



Os Blocos Tradicionais têm o esmero com o figurino outra marca importante: apresentam-se com fantasias luxuosas, com golas, mantos, chapéus, camisões, cangas, perneiras...



Na atual dinâmica do carnaval de rua maranhense, cada bloco escolhe anualmente um tema, que serve de inspiração para a composição de letras das músicas e para a criação das fantasias. Os temas são variados e servem de pano de fundo aos envolventes contratempos e paradas dos Blocos Tradicionais, ilustrando a sua característica saudação: \"Vai Querer, Vai Querer?!\" , respondendo a essa saudação, no presente momento, que queremos conhecer mais e melhor o rico universo dos 47 blocos tradicionais atuantes na cidade de São Luís e circunvizinhanças, valorizando o seu saber popular como um patrimônio do Estado do Maranhão e do Brasil.


Fonte: Site do Governo do Estado do MA, sobre os Blocos Tradicionais

Playlists relacionadas

Contrate