falamansa

falamansa

EstiloForró
Cidade/EstadoSão Paulo / SP

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de TatoTatoVoz, Violão
Imagem de AlemãoAlemãoZabumba
Imagem de DelzinhoDelzinhoTriângulo, Percussão
Ver mais integrantes

Release

FALAMANSA - Segue a Vida

Quase uma década depois do aparecimento do fenômeno denominado forró universitário, há quem pense que esse movimento perdeu suas forças e voltou à obscuridade. Não é isso que sugere o título do mais novo álbum da Falamansa.

"Segue a vida", sexto trabalho do grupo, traz uma síntese fiel da musicalidade da banda para dentro do estúdio,aliando as ideologias sempre presentes de mensagens positivas, alegria, amor e fé, à conscientização social e ambiental.

Neste que é o primeiro disco independente da Falamansa , nota-se logo no encarte a preocupação com o meio ambiente, pois é todo impresso em papel reciclado. Logo de início, na faixa ''Segue a vida''(Tato/Zeider),que dá nome ao álbum, a Falamansa já manda o seu recado ecologicamente correto: /''De que valem os ouvidos, se não houver atenção/De que valem os olhos sem belas paisagens...''/ . Em "Abençoe esse planeta", também composição de Tato e Zeider(vocalista do Planta e Raiz), um grito contra a violência e a corrupção: /"Não haveria a guerra se não fosse a ignorância,/não haveria acordo se não fosse a paz"/. Tato e Zeider assinam ainda ''Juras de amor".

E é amor a palavra chave deste novo álbum que trata do sentimento como o pilar estrutural de todos os outros sentimentos em "Amor é amor"(Tato/Alemão//Marquinhos) e faz uma comparação bem humorada do relacionamento a um jogo de quebra-cabeça em "Quebra-cabeças"(Tato). A balada romântica fica por conta de "O som"(Manuh e Danilo Garcia), uma das únicas músicas do disco que não é assinada por Tato assim como "Teu lugar"(Marcelo Mira).
Mas é em "Sol de Hiroshima"(Tato), que fica evidente a real intenção da Falamansa em proclamar a alegria, mesmo diante das maiores dificuldades.

Depois de uma turnê de um mês pelo Japão e após um show memorável em Hiroshima, Tato escreveu: /"...Mas olha o sol de Hiroshima o que ele fez/brilhou mais forte que a escuridão. /Se agora eu caio, me levanto de uma vez e não desisto não..."/,referindo-se à determinação do povo em reconstruir a cidade destruída pela bomba. Mal sabia Tato que essa canção de motivação ajudaria a si próprio. Ao voltar da turnê, ele descobriu um tumor no cérebro, notícia que caiu como uma bomba para seus amigos, fãs e familiares. Durante a recuperação da delicada cirurgia, Tato buscou forças inspiradoras e compôs, ainda no leito do hospital, uma verdadeira poesia da superação chamada "Pensamento do dia"(Tato) que traz no refrão: /"Vencer uma batalha a cada dia vai te convencer/viver é não deixar a alegria e o nosso amor morrer."/

Completam o álbum, os xotes ''Miou''(Tato) e ''Nunca é tarde''(Tato) , os baiões ''Pra valer''(Tato/Dezinho/Calderazzo) e ''Segredos de uma Lua cheia''(Tato) e o galope frevado "Na medida"(Tato).
O vocalista assina também a direção artística e a produção do disco, esta última em parceria com Renato Guizelini.

Sem dúvida nenhuma ,''Segue a vida'' define bem a principal característica da banda que é unir o ritmo contagiante do forró pé-de-serra e suas influências a letras que funcionam como uma espécie de auto-ajuda musicada, desmistificando a idéia de que música de qualidade não faz sucesso.

Alegria é o melhor Remédio!!E segue a vida, deixa rolar!!!


A.C. Gusmão
Jornalista

Playlists relacionadas

Contrate

Falamanda Produções Artísticas

(11) 5594 - 5887 | (11) 5594 - 1469http://www.falamansa.art.br