Cimitarra

Cimitarra

Cidade/EstadoSão Luís / MA
Plays90plays

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Ítalo AraújoÍtalo AraújoVoz
Imagem de Artur Costa Soares JuniorArtur Costa Soares JuniorGuitarra
Imagem de Gesner Almeida NetoGesner Almeida NetoBaixo
Ver mais integrantes

Release

Banda maranhense de Heavy Metal formada no primeiro semestre de 2012 pelos irmãos Gesner (baixo) e Marcelo (bateria), antigos integrantes da banda oitentista Lúgubre (uma das pioneiras do Metal maranhense), contando ainda com o primo Clementino Jr. (guitarra).

No início a proposta era voltada quase que exclusivamente para covers, principalmente de bandas de Metal brasileiras com letras em português, como Taurus, Salário Mínimo, Máscara de Ferro e Stress, dentre outras. Nessa época os vocais eram divididos entre os três membros.

Em dezembro de 2012, Clementino Jr., por motivos particulares, resolveu deixar a banda. Para assumir as guitarras foi convidado Artur, cofundador da Lúgubre. Com esta formação a proposta da banda se direcionou para composição de material próprio.
Desde o início o objetivo da Cimitarra era tocar Heavy Metal tradicional, voltado para os insuperáveis anos 80. Porém, considerando o gosto pessoal de cada um, foi inevitável que o estilo tenha adotado características próprias, juntando elementos do Hard Rock ao Thrash Metal nas composições, não se prendendo a uma vertente específica, mas priorizando o peso e a qualidade, característica marcante das bandas pioneiras do Metal cantado em português.

Por volta de junho/2013, após alguns meses de ensaio e composições com essa formação, Fernando Helon, velho conhecido da banda, foi convidado para assumir o posto de vocalista, o qual, depois de um pouco relutar, acabou aceitando, desonerando os demais dessa nobre função. A antiga amizade entre os quatro contribuiu muito para um rápido entrosamento, determinando bastante o que hoje é o som da Cimitarra.

Além de composições novas, como Metal 80 e Sentença de Morte, a banda resgatou músicas da época da Lúgubre: Fúria Metal e Apogeu da Desgraça, com o velho peso, mas com novos arranjos.
Novamente reduzidos a trio, após a saída de Fernando em janeiro/2014, o qual, por motivos pessoais, não pôde permanecer na banda, por consenso, foi decidido que era hora de divulgar o material produzido.

“Metal 80” e “Sentença de Morte”, com os vocais de Marcelo e Gesner, respectivamente, e produção de Artur, foram disponibilizadas nas redes sociais. Ambas tiveram uma excelente repercussão na comunidade rockeira. Logo em seguida, lançaram também a música “Apogeu da Desgraça”.

No final de fevereiro de 2014, Ítalo entrou na banda para assumir os vocais. A banda gravou e divulgou a música “Cimitarra (do aço mais forte)”, obtendo uma aceitação ainda maior que as outras três anteriores. Em seguida foi divulgada a música “Apogeu da Desgraça” com Ítalo nos vocal, o que conferiu mais “potência” à música.

Por indicação do Ítalo, Ivan entrou na banda para assumir também as guitarras. Com grande desenvoltura e excelente entrosamento com Artur nas músicas está contribuindo bastante nas novas composições.

Fiel à sua orientação, a Cimitarra, contando atualmente com Ítalo (vocal), Artur e Ivan (guitarras), Gesner (baixo) e Marcelo (bateria), aposta no velho e bom Heavy Metal tradicional cantado em português, e considera as subdivisões do gênero, não como uma finalidade em si, a determinar sua inserção nesse ou naquele estilo, mas um meio de se acrescentar mais elementos à sua sonoridade, objetivando sempre a busca de uma identidade própria.

Playlists relacionadas

Contrate